quarta-feira, 25 de julho de 2018

A gente gosta das fraldinhas de pano

Desde que a Maria chegou em 2012 que somos fãs das fraldinhas de pano.
Depois veio o André que herdou todas as fraldinhas da irmã (foi uma grande economia).
Aí a gente doou as fraldinhas... mas então veio a Ágata! E ganhamos um enxoval inteiro de fraldas, de segunda mão, mas em ótimo estado, bem cuidadas e seguimos encantados!

Pra quem não conhece, as fraldinhas de pano ditas "modernas" são bem diferentes das fraldas de pano + calças plásticas que a maioria das pessoas já viu. As diferenças estão basicamente nos materiais utilizados.

As fraldinhas de pano modernas são lindas e coloridas. Tem estampas super criativas, e só isso já faz muita gente se apaixonar. Mas elas não são somente lindas: o material de que são feitas conta muito para o conforto e funcionalidade. As que temos aqui são revestidas de um tecido chamado Pul, que é uma malha sintética de poliuretano, tem uma face laminada que deixa o tecido impermeável, ou seja, ele retém líquidos. Porém, mesmo com esta face laminada, ele deixar passar um pouco de ar,ou seja, as fraldas não abafam o bumbum do neném como as outras,o que é maravilhoso! São muito respiráveis! E são forradas com um tecido misto de algodão e poliéster (varia de marca para marca) mas que em geral possui toque seco.
O Pul visto do avesso (face laminada)

O bolso com um absorvente dentro

 As que usamos aqui são todas muito parecidas, a maioria são chinesisnhas e possuem ainda estas características:

  • Bolso: o bolso é um espaço entre a capa impermeável formado pelo tecido do forro. A gente pode colocar (ou não) o absorvente neste espaço.


  • Tamanho único: existem no mercado fraldinhas vendidas por tamanho,inclusive para recém nascido, mas as que usamos são te tamanho único e o legal é que dá pra ir ajustando conforme a criança engorda e cresce. Este ajuste é feito por botões (vários).


Ajuste Grande

Ajuste Médio

Ajuste Pequeno

Mas o que faz a fraldinha funcionar cem por cento são os absorventes que a gente coloca dentro e/ou fora do bolso, por que são eles que irão ficar com o xixi. Existem muitos tipos de absorventes, mas a gente vai falar só dos que temos em casa e usamos, certo?

  • Microfibra: foram os primeiros que usamos com a Maria e o André, na época usávamos somente eles. Sabe aqueles paninhos de limpeza muito absorventes que vendem no supermercado? É aquele mesmo, só que mais encorpado e costurado de modo a ficar duas, três, quatro camadas... absorvem muito líquido! São para usar dentro do bolso, pois é muito comum irritarem a pele sensível do bebê, já que são sintéticos. Demoram muito pra secar. Importados.

  • Carvão de bambu: são esses escuros, conseguem absorver uma grande quantidade de líquido, possui toque seco, mas adoram impermeabilizar, ou seja, perdem a capacidade de absorção por causa da gosrdura do xixi e do cocô ou por causa do sabão inadequado. O toque é gostoso. Não pode lavar com sabão que deixe resíduos,pois o próprio sabão pode impermeabilizá-los. Os nossos possuem elástico nas laterais,acho que serão úteis na época em que o cocô da Ágata já estiver sólido. Importados da China.


  • Algodão puro: sim, é possível usar aquelas boas e velhas fraldinhas de pano (tipo cremer),dobrar e colocar dentro ou fora do bolso. A gente raramente opta por elas por que para absorver por um bom tempo precisa de muitas camadas e fica um volume muito grande. Mas secam rápido, lavamos com qualquer sabão, podem ir em contato com a pele do bebê. 

  • Cânhamo: Por um tempo foi nossa grande paixão: são fininhos e absorvem muito mesmo, é incrível. Lavamos com qualquer sabão, não impermeabilizam, podem ir em contato com a pele do bebê por que é de fibra natural (mista de algodão  e canabbis ruderallis, cof,cof,cof). Demora um pouco pra secar, mas é mais rápido do que o carvão de bambu. Só não é o preferido por que ele é "secão", o tecido não tem aquela maciez que a gente gosta quando se fala em bebês. Precisa importar, não tem no Brasil, é claro.
  • Melton: esse,sim, é o nosso queridinho! Extremamente macio, toque semi seco (é 80% algodão e 20% poliéster), seca super rápido por que é dobrado, então ele seca aberto no varal, absorve muitão e é fácil de conseguir no Brasil mesmo. Os nossos a gente conseguiu com a Alana da Combinado Baby  Podem ir dentro ou fora do bolso, pode ir um dentro e outro fora, tem de vários tamanhos pra ir colocando conforme a necessidade. Tranquilo pra lavar! Eu gosto de passar a ferro só pra dimunuir um pouco o volume, mas não é obrigatório. A Combinado Baby também revende fraldinhas de pano modernas, inclusive pra usar na PISCINA! Em breve vamos precisar!



Fora os absorvente a gente usa aqui esta belezinha que comprei por engano pensando que eram absorventes. São liners (forrinhos) chineses que servem pra proteger a fralda do cocô sólido, para usar por fora do bolso caso precise utilizar pomadas contra assaduras não compatíveis com as fraldas de pano e alguns absorventes, e principalmente para desacelerar a distribuição do xixi e uniformizar a absorção, evitando vazamentos. Dá pra perceber que são feitos de algodão igual as fraldas cremer de pano. Mesmo tendo o toque molhado são muito úteis aqui, por que a  Ágata faz muito xixi de uma vez só, então tivemos problema com vazamento no início. Claro que eu não precisava importar, daria pra usar duas camadinhas de fralda de algodão que daria na mesma. 



Finalmente, conseguimos uma rotina de lavagem muito boa, lavando nossas fraldinhas de dois em dois dias. A gente tem 30 fraldas com bolso, tamanho único de várias marcas, sendo a maioria chinesinhas, doze absorventes de melton - os melhores - dez de cânhamo, cinco de carvão de bambu com elástico e dez forrinhos de algodão. Talvez precise de mais alguns de melton daqui a uns meses. É legal testar todos os tipos de absorventes, mas se você não puder investir nisto, eu recomendo o melton, sem dúvidas.

 Elas são meio chatas de lavar? Sim e não. Não se deve utilizar em hipótese alguma os amaciantes de roupa, nem nas fraldas e nem nos absorventes. O amaciante fica retido no forro e deixa tudo impermeabilizado. Aí,elas vazam! E sabão tem de ser neutro, alternamos aqui o detergente neutro sem glicerina (detergente de lavar louça mesmo), Vanish pra não encardir de vez em quando, com sabão líquido comum, mas de vez em quando uso Omo Sports que some com eventuais cheirinhos indesejáveis. Em casos graves de mau cheiro, o óleo essencial de melaleuca é muito útil, cinco gotas na água do enxágue resolvem e matam os micróbios todos. É preciso colocar na cabeça que se usa realmente pouco sabão. Quando o bebê começa a comer alimentos sólidos e o cocô fica ruinzão, tem gente que faz uma pré lavagem separada. Não pode torcer!!!!!! Senão o laminado solta ou rasga. Mas pode centrifugar numa boa, e se for na lava e seca, quarenta graus no máximo.

 Compensa ter muitas fraldas justamente pra poder juntar o suficiente e poder lavar de uma vez só, economizando água. Quem tem poucas  precisa lavar todo dia e torcer pra fazer sol ou revezar com fralda descartável.

Um bebê vai precisar de algo entre 2.100 a 2.580 fraldas  descartáveis só no primeiro ano de vida, podendo chegar tranquilamente a bem mais do que 4.000 (q-u-a-t-r-o m-i-l f-r-a-l-d-a-s!!!!!) calculando por baixo! Isso dá toneladas de lixo irreciclável nos aterros! Por isso as fraldinhas de pano também são chamadas de fraldas ecológicas! Ah, mas precisa lavar, vai gastar água... mas querer voltar para os tempos da vovó e ficar lavando fraldas de pano? Bem, primeiro que as nossas vovós em geral, não tinham máquina de lavar. Você tem? Vai ter o trabalho de colocar a fralda na máquina, programar e estender... coisa que eu adooooooro! O consumo de água aqui em casa aumentou quase nada. Sem contar que para fabricar uma fralda descartável gasta-se energia elétrica e... água! E vai pro lixo! 

E estamos usando as fraldas de pano 24 horas, sem vazamentos (muito raros, nada que não possa acontecer com fraldas descartáveis também). Nunca comprei um tubo sequer de pomada contra assaduras. E pra sair? Eu levo umas fraldas descartáveis na bolsa, mas na hora de usar, a mão vai sozinha pras fraldinhas de pano, hehe. A única vez que usei uma descartável na rua, adivinhem: a pele da Ágata teve irritação. Quando chegamos da maternidade já demos adeus para as descartáveis. Uma baita economia passar no corredor das fraldas no supermercado e dizer pra elas: fiquem quietinhas aí, não precisamos de vocês, hohoho!

Vou deixar aqui um vídeo ótimo de uma mãe que me ajudou muito com o ajuste e com a colocação da fraldinha. 




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário