sábado, 6 de dezembro de 2008

ARGOLAS! CUIDADO!


O assunto das argolas de novo. Nunca é demais relembrar quando o assunto é segurança e criança, gente!
Quando for adquirir um sling, esteja atento. Não basta que o sling seja bonito, tenha uma bela estampa, um preço "baixo"; se na hora de confeccionar o fabricante opta por uma argola "qualquer", sob o argumento de que a criança é leve, não tem necessidade de usar nada tão forte. Não é bem assim! A criança pode ser leve, mas não é estática! Ela se move, pode se projetar para a frente, pode fazer birra (qual fabricante de sling vai impedir que uma criança dê um "piti"?).
Então, as argolas precisam, SIM , suportar muito, muito peso. Não sou lá entendida de física, mas podemos raciocinar com o óbvio: Uma criança que pese, suponhamos, 10 quilos, num momento de agitação, vai forçar sob o sling muito mais que seu peso. Experimente subir em uma balança e ficar parado. Ela vai registrar o seu peso, certo? Agora, se você pular sob ela (não, não faça isso!, rs), imagine o peso que aparecerá no visor! É disto que falamos quando insistimos em segurança: as argolas devem suportar muito peso, sim. Muito mais que os 10, 15, 20 quilos de uma criança! Muito mais!

Infelizmente, existem pessoas adquirindo slings cuja procedência das argolas é duvidosa, para não dizer desconhecida. Argolas com emendas, finas, achatadas, cromadas (por dentro é ferro, que ENFERRUJA EM CONTATO COM ÁGUA), por fora, recebem um revestimento em zinco ou cromo (descascam sob impacto, ou mesmo com a manipulação). As crianças dentro do sling têm acesso às argolas, podem dirigí-las à boca. Por isso, não podem ter tinta! Um sling vai ser lavado MUITAS VEZES, vai entrar em contato com água muitas vezes, imagina se as argolas forem zincadas, cromadas, de ferro ou até mesmo de madeira!!!
Emendas nas argolas representam não somente um perigo de ruptura para elas, mas também um ponto fortíssimo de atrito entre elas e o tecido. O movimento da criança, os ajustes feitos, o próprio movimento de caminhar com o sling faz com que o tecido deslize sobre as argolas constantemente. Se tiver uma emenda o tecido PODE RASGAR!!! E sempre do lado de dentro, ficando a visuaização do dano bem difícil, e o perigo, real.
Já vi slings na internet com argolas lindas... mas de acrílico!!! Transparentes! Eram argolas de quê? Talvez de cortina para box de banheiro.

Reforçamos a informação a respeito das nossas argolas, que são de alumínio, testadas pelo fabricante, seguindo rigoroso processo de fabricação nos Estados Unidos. Sem emendas, sem soldas, sem tintas. E tecidos fabricados no Brasil, nada de tecidos "made in China".

Slingar é muito bom, mas tem de ser com segurança!

Nenhum comentário:

Postar um comentário