domingo, 2 de fevereiro de 2014

Em defesa do sling de argolas

Quando se fala em sling (ou se digita "sling" no google), a primeira imagem que aparece é o famoso sling de argolas. Muita gente até se surpreende quando descobre que existem vários
tipos de slings, que o de argolas é apenas um destes tipos. As pessoas ficam curiosas e acabam tentando descobrir qual seria o tipo ideal  para si e para seu bebê.

Mas e quando a pessoa não pesquisa e vai direto na loja comprar?

Se pesquisar na internet tem mais chances de se deparar com mais informações. Se for procurar sling na rua e no comércio comum, as chances de encontrar somente a opção do sling de argolas é grande. É o mais difícil de obter os materiais corretos, principalmente as benditas argolas. E como ao que parece, muitas empresas "grandes" que confeccionam slings não se deram ao mínimo trabalho de pesquisar sobre os melhores materiais e saem fazendo slings até hoje com materiais inadequados, são estes produtos fora dos padrões que muitas pessoas vão encontrar, seja em lojas físicas, seja na própria internet.

Como são empresas consideradas grandes em vista da maioria dos produtores artesanais, como nós, elas conseguem atender em grandes escala as lojas de artigos para bebês e gestantes. Conseguem investir em propaganda, links patrocinados, etc. Mas, por outro lado, estas mesmas empresas não conseguem investir em manuais de instrução bons, nem conseguem fazer com que os vendedores de lojas comuns saibam orientar os consumidores do produto corretamente. Por que será? De uma coisa eu sei: NÃO É CULPA DO SLING DE ARGOLAS,  e sim do modo como é feito.

Nestes mais de 6 anos atendendo as pessoas com seus slings nas nossas palestras, até hoje nunca houve um encontro sequer em que não tenha aparecido alguém com um sling de argolas simplesmente impossível de usar. Os difíceis, porém não impossíveis, aparecem também. E os completamente inseguros ultimamente tem diminuído, mas vez ou outra marcam presença, para decepção de quem pagou ( e caro) por um deles.

O que é um sling de argolas completamente inseguro?
É um sling feito com argolas de plástico, madeira, acrílico, bijuteria; tecidos muito ralos (com gramatura baixíssima), com costuras insuficientes ou muito estreitos.Às vezes, no mesmo sling, aparecem argolas ruins + tecido péssimo. Um deles se desfez nas mãos do dono enquanto ele tentava ajustar. Imaginem só.

O que é um sling de argolas difícil?
É um sling fora dos padrões, mas que também não irá  arrebentar de uma hora para outra. São difíceis por que às vezes combinam argolas até razoáveis, embora inapropriadas (como as de ferros revestidas por um banho de zinco, as achatadas porém fortes) com tecidos também difíceis. Tecidos difíceis para slings são os tecidos grossos ou que esticam. Pra quem não entende de tecido fica difícil mensurar o que seja um tecido grosso. Então, vamos pensar em tecidos de roupa que a maioria das pessoas conhece.

Imagine sua calça jeans. É um tecido grosso, pesado. É muito comum aparecerem slings de brim e sarja, que são tecidos bem fortes e parecidos com o jeans, são mais flexíveis, porém pesados. Mesmo com a melhor das argolas é um tecido difícil de manusear entre elas. Complica e muito a tarefa. Existem versões mais leves destes tecidos que são ótimos para slings, mas os pesados, definitivamente, são uma péssima escolha. Depois de umas 15 lavagens podem até melhorar um pouco. Fica a dica pra quem tem um sling de tecido grossão com argolas boas: lave sem dó várias vezes que de repente ele fica manso.

 Tecidos elásticos, que esticam no sentido do comprimento, dificultam enormemente e são completamente inapropriados. Malhas estão fora de cogitação: nunca funcionam no sling de argolas.
Argola achatada. Tecido que estica. Combinação desastrosa; além de inseguro, não oferece ajuste. Imagem original publicada aqui.


 Os melhores são 100% algodão, se tiver elastano que seja no máximo 3% e que estique só pros lados. Os mais utilizados com sucesso são as tricolines (tecido para camisas masculinas); percal (tecido para lençol, desde que tenham mais de 200 fios por centímetro); as mesclas de algodão, que se parecem com jeans por terem fios de cores diferentes (na horizontal vai o fio azul ou preto, na vertical vai o fio branco), porém são fios mais finos e o tecido é leve, sarjas e brins leves. Cambraias podem funcionar também, dependendo da gramatura. É preferível não arriscar com as cambraias, pois são muito fininhas.  Linho pode funcionar também, mas até o modo que amassam atrapalha entre as argolas, preferimos não usar. São todos tecidos de algodão, tecidos rígidos, planos e que não deformam ao serem esticados. Suportam bem as costuras, mas também não são indestrutíveis: precisam ficar absolutamente longe de água sanitária e produtos abrasivos.

Resumindo: tecido grosso + argolas boas têm chance remota de funcionar. Tecido grosso + argolas achatadas e/ou pequenas, sem chance.

Argolas ruins: pequenas, achatadas, com emendas grosseiras. Normalmente são feitas de ferro com algum revestimento químico que as façam brilhar. Este revestimento sempre será feito com algum produto  inadequado que quando o sling vai pra máquina de lavar contaminará a água da lavagem. Este revestimento pode ser níquel, zinco ou cromo. Só metal pesado e tóxico. A argola não é fraca, mas não foi fabricada para sling, e sim para selaria (barata). A maioria tem emendas. Algumas grosseiras, capazes de ferir o tecido.

Argolas perigosas: de plástico, de bijuteria, de madeira, de acrílico. Não oferecem resistência, podem arrebentar. As argolas de plástico podem ser usadas para sling de brinquedos. As de acrílico e madeira, nem para este fim, pois irão quebrar cedo ou cedo.

Argolas apropriadas: de nylon, de aço inox e de alumínio. As que usamos são de nylon e alumínio por que são mais leves.

Mais sobre argolas, publicamos  aqui.

O sling de argolas que é feito para dar certo

É um sling feito com tecido rígido porém leve, de boa gramatura e boas costuras. Deve ter a largura mínima de 70cms. Dependendo do tamanho das argolas não deve ultrapassar os 90cms de largura. O comprimento dele  vai depender do adulto que vai usar. A maioria dos fabricantes confecciona nos tamanhos pequeno, médio e grande. As argolas sempre serão de fabricação exclusiva para sling. Isto significa que o fabricante destas argolas sabe que estas serão utilizadas para carregar um bebê, uma vida preciosa! Suportarão peso, impactos, mudanças bruscas de temperatura; que serão lavadas muitas vezes e que precisam ser atóxicas. O diâmetro e a espessura delas seguem padrões internacionais de segurança. Fabricantes de argolas para slings submetem seus produtos a testes de laboratório e de controle de qualidade. Não é uma argolas feita sabe-se lá pra quê.

E se mesmo tendo um sling ótimo eu não conseguir usar?
Só existe um tipo de pessoa que não consegue usar um sling: aquela que desiste. Por que qualquer sling vai exigir um pouco de prática, mas o sling de argolas vai exigir mais. A grande vantagem dele, que é ajustar, acaba sendo a desvantagem para pessoas que não terão paciência. Ou acaba sendo a grande vantagem para quem terá calma e um pouquinho de perseverança. Se eu tivesse de escolher um único sling na minha vida, seria certamente o de argolas. Por que ajusta, por que meu marido pode usar o mesmo sling que eu, é só ajustar, por que pode ser ajustado durante o uso, por que tem um bolso onde eu guardo objetos pequenos em passeios curtos, por que com o pano que sobra eu protejo meu bebê do vento, de olhares indiscretos enquanto eu amamento _ sim, é possível amamentar com um sling_ , e por que, como os outros tipos de sling, eu acho lindo e estiloso, por que meus braços ficam livres, por que o bebê adora dormir no sling, por que vou usar até mais de dois anos de idade do bebê (em geral os slings suportam até 20 kg de criança, o que é equivalente ao peso de uma criança de 3 anos ou mais), por que andar de carrinho nas calçadas horríveis da minha cidade não dá, por que preciso fazer compras com o bebê, por que às vezes utilizo o transporte público e sem o sling não consigo, por que preciso segurar na mãozinha do meu filho maior enquanto carrego o bebê,  por que gosto de ter meu filhinho juntinho de mim e sei que colo nunca, nunca é demais!

Não sei se meu filho vai se adaptar ao sling
Ai, eu não gosto desta expressão, sabiam? Ora, o sling imita o útero e o colo, se seu filho não tivesse se adaptado ao útero não teria nem nascido, se ele não gosta de colo, aí eu não sei, pode até ser, não duvido, mas será???? Será?????
Existe, sim, muito adulto que não gosta de sling. Todo mundo tem o direito de amar ou de odiar o que quiser, não é mesmo? E tem gente que não se sente bem com a criança colada ao peito, juntinha de si. Isto não sou eu quem devo entender e nem posso especular nada sobre isto, só posso dizer que o adulto tenso e incomodado passa este incômodo e esta ansiedade pra criança na hora! A se a pessoa começa a usar o sling depois que o bebê já está bem espertinho, depois de uns 2 meses ou mais, a tendência é a criança estranhar mesmo. Quem desiste nunca vai saber como é bom carregar o bebê pra todo lado no sling. Quem persevera faz assim:

  • Procura um momento calmo, em que ambos estejam calmos, com a criança saciada, após o banho é a melhor hora pra começar;
  • Fica longe de qualquer pessoa ansiosa que atrapalhe.
  • Assiste aos vídeos de manuais com atenção, com humildade. Não subestime o ajuste correto: é preciso ajustar bem antes de tentar colocar a criança no sling.
  • Observa o comportamento da criança para ver se a posição escolhida está agradando. Tenta outras posições se for preciso.
  • Não fica parado! Age com naturalidade, caminha, dança e/ou canta suavemente. Interage com a criança.
  • Se não deu certo hoje, tenta de novo mais tarde. Não é por que hoje não deu certo que nunca mais vai dar. Pode ser que aquele momento não seja o melhor, só isso!
  •  Pede ajuda, dificilmente alguém que saiba usar o sling vai negar auxílio. Um slingueiro nunca quer ser sozinho, quer ver todo mundo slingando e sendo feliz!
Um vídeo de como ajustar: olha eu aí com o André na barriga!




Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário