sexta-feira, 8 de maio de 2009

Algumas considerações sobre argolas de slings

Bem, muitas pessoas nos perguntam sobre as diferenças entre as argolas, os tipos existentes, quais são as melhores, quais não podem ser usadas, etc.

Nos últimos meses, não somente nós, da BsB Slings, mas várias marcas divulgaram muitas informações acerca do assunto, e temos notado que a preocupação com as argolas aumentou, tanto por parte de quem compra como por parte dos fabricantes. Isto é muito positivo!

Vamos falar sobre cada um dos tipos existentes, adequados ou não:

ARGOLAS DE ACRÍLICO:

Vantagens: para slings de brinquedo, usado apenas para carregar bonecas, têm apenas uma vantagem: são bonitas e fáceis de encontrar em papelarias e armarinhos.

DESVANTAGENS: todas! Extremamente frágeis e quebráveis.

O que é acrílico? é um material termopástico rígido e transparente; também conhecido como “vidro acrílico”. É menos denso que o vidro (mais leve) e tem maior ponto de impacto que ele. Ou seja, quebra em pedaços grandes e não em pequenos estilhaços.

CONSIDERAÇÕES: Só de ser um material comparado ao vidro, mesmo sendo um plástico não precisa dizer mais nada. IMPRÓPRIO PARA SLINGS!

ARGOLAS DE MADEIRA:

VANTAGENS: Para slings de brinquedo, para carregar bonecas, podem ser uma boa opção de acessibilidade, pois podem ser facilmente encontradas em lojas de cortinas, artigos de artesanato, armarinhos em geral.

DESVANTAGENS: Todas! Frágeis e perigosas. Até para slings de brinquedo são ruins, pois em contato com água apodrecem e atraem microorganismos.

CONSIDERAÇÕES: difícil imaginar o que passa pela cabeça de quem fabrica slings com argolas de madeira. O sling será lavado inúmeras vezes, as argolas não saem do sling e vão junto com o tecido para a água. Muitas vezes!!!! Irão enfraquecer, acumular micróbios, mofar. Péssimas!!!!

ARGOLAS DE FERRO:

VANTAGEM: resistência.

DESVANTAGENS: Oxidam, ou seja, enferrujam. Pesadas.

CONSIDERAÇÕES: Muitas argolas aparentemente adequadas, e até bonitas, são na verdade, feitas de ferro. São geralmente revestidas por uma camada de níquel, zinco ou cromo, que são metais pesados, tóxicos, mas que dão a aparência brilhante e bonita à argola. Com impactos, esta camada geralmente solta-se da argola, descascando. O lugar onde descasca fica desprotegido e enferruja em contato com a água. Uma dica para saber se a argola é feita de ferro é aproximá-la de um ímã. Se o ímã gruda, a argola pode ser linda, mas é de ferro e desaconselhamos o uso.

ARGOLAS DE AÇO INOX COM EMENDAS

VANTAGENS: resistentes, se de boa procedência; preço mais acessível.

DESVANTAGENS: depende da emenda. Geralmente são soldadas, e a qualidade desta solda é que vai definir se a argola é resistente. E também a maneira como foi feita a solda. São um pouco pesadas.

CONSIDERAÇÕES: Fabricantes sérios e tradicionais no Brasil comercializam slings com argolas de aço inox com emendas sem problemas, pois conhecem a procedências das mesmas e preocupam-se com a qualidade do produto (afinal, têm um nome a zelar). Mesmo assim é preciso observar se as emendas são discretas, pois emendas muito grosseiras podem danificar o tecido do sling durante o ajuste e durante os movimentos naturais do uso, na parte em que estão fixas. Este dano pode oferecer riscos.

ARGOLAS DE AÇO INOX SEM EMENDAS ACHATADAS

VANTAGENS: Bonitas e resistentes.

DESVANTAGENS: Elas travam o sling com mais propriedade que as argolas cilíndricas. Travam até demais, dificultando o ajuste durante o uso. Esta dificuldade de ajuste faz com que a pessoa force mais o tecido ajustando, podendo até danificá-lo, principalmente se o uso e as tentativas de ajuste forem muito constantes.

CONSIDERAÇÕES: As argolas achatadas funcionam como fivelas, sendo mais fácil folgar o tecido durante o uso do sling do que apertá-lo. Fica difícil ter de retirar a criança do sling para realizar os ajustes, então as pessoas acabam ajustando mal o tecido, tornando o uso desconfortável e, se estiver folgado demais, a criança não fica segura. Algumas pessoas desistem de usar o sling por causa disto.

ARGOLAS DE AÇO INOX SEM EMENDAS

VANTAGENS: Muitas. Extremamente seguras. Brilhantes, realmente muito bonitas. 100% lisas, facilitam o deslize dos tecidos durante os ajustes.

DESVANTAGENS: São poucos fabricantes no Brasil que produzem estas argolas, então o acesso é bem restrito. Algumas pessoas acham pesadas.

CONSIDERAÇÕES: Se o fabricante de slings que você contatou utiliza estas argolas, pode ter certeza de que se trata de um excelente produto e de que é uma pessoas realmente criteriosa com a escolha das matérias primas.

ARGOLAS DE ALUMÍNIO

VANTAGENS: geralmente são produzidas nos Estados Unidos por uma empresa que exporta estas argolas para fabricantes de slings no mundo inteiro. São feitas exclusivamente para este fim, e o fabricante dispõe de laudos técnicos atestando a resistência delas mediante testes de laboratório. São muito bonitas e possuem um brilho fosco. São leves e resistentes. Suas dimensões e características são consideradas ideais.

DESVANTAGENS: O preço. A compra é feita em dólar, e sofre as sua variações de valor. Além disto, tem os impostos e taxas alfandegárias, que são repassadas ao produto.

CONSIDERAÇÕES: São, sem dúvida, uma excelente opção e altamente recomendadas, mas muitos fabricantes buscam outras alternativas igualmente seguras visando tornar o preço do sling um pouco mais acessível.

ARGOLAS DE NYLON INJETADAS

O QUE É NYLON? O nylon é um polímero amplamente utilizado na indústria. Com o nylon fabricam-se tecidos, linha de pesca, cordas para violão, parafusos e engrenagens para a indústria, linha para sutura em cirurgias, pois é um material extremamente resistente ao desgaste e tracionamento, além de ser inerte ao organismo (atóxico). Usado também em pára quedas, cintos de segurança, equipamentos de rapel e alpinismo. Nylon é nylon, e plástico é plástico: coisas bem distintas!

VANTAGENS: Muitas! São leves, muito resistentes, atóxicas, duráveis, laváveis, podem ser encontradas em diversas cores.

DESVANTAGENS: Fabricação restrita, preço.

CONSIDERAÇÕES: Altamente confiáveis, sejam nacionais ou importadas do mesmo fabricante de argolas de alumínio norte-americano. O nylon é injetado em formas cilíndricas e por esta razão as argolas são inteiriças.

RESUMO:

ARGOLAS CONTRA-INDICADAS: de madeira, acrílico, de ferro niquelado, cromado ou zincado, e plástico.

ARGOLAS COM INDICAÇÃO RESTRITA: de aço inox com emendas; ou achatadas, ainda que inteiriças.

ARGOLAS ALTAMENTE RECOMENDADAS: De nylon, nacionais ou importadas; de aço inox sem soldas ou emendas (cilíndricas); de alumínio, importadas.

Lembre-se: as costuras devem ser reforçadas e bem feitas. Os tecidos devem ser resistentes, de boa procedência. Existem tecidos baratos, alguns chineses e coreanos que não recomendamos. Preferimos e utilizamos tecidos produzidos no Brasil.

Texto: Maristela Holanda, para BsB Slings.

(Permitida a divulgação e veiculação, desde que citada a fonte: www.bsbslings.blogspot.com.


domingo, 3 de maio de 2009

As novidades chegaram!

Bem, pessoal, as novidades estão aí!

Espero que gostem das cores, foram escolhidas com muito carinho. Pocuramos tecidos em 100% algodão, de procedência nacional, nas seguintes cores:
  • lilás
  • verde
  • azul claro
  • rosa goiaba
  • cinza claro
  • bege claro
  • amarelo bebê
As estampas ainda são basicamente as mesmas, com algumas novas, pois procuramos manter em estoque os grandes sucessos da coleção passada. Mas prestem atenção: todos os tecidos estampados são para bolso, até conseguirmos um bom fornecedor de tecidos estampados ( e que sejam de qualidade). Nosso estoque é limitado para estampas. Quando acabam, às vezes acontece de sumirem de vez! Mas alguns conseguimos recuperar, como aquelas maravilhosas flores roxas no fundo lilás, os famosos sapinhos no fundo azul, o xadrez que combina com aquela linha multicolorida, as estrelinhas verdes... mesmo assim, fiquem de olho: estas e outras estampas correm o risco de desaparecer de um dia para o outro!

Quanto às argolas, estamos com um estoque bacana de argolas em nylon. Assim que for possível, teremos mais argolas de alumínio. Vamos ver como o dólar se comporta para aquirirmos mais, sem repassar aumentos para o produto. As que tínhamos foram compradas em grande quantidade antes da crise mundial, e já não eram baratas, né?

Estamos desenvolvendo um modelo de sling um pouco mais curto, mas que não chega a ser um petit. Tem a mesma largura (aprox. 1 metro), mas é mais curtinho e fechado na "cauda", mas não tanto quanto os petit. Na verdade, a cauda fica com mais ou menos 50 cms de largura, e dois bolsos secretos. Neste modelo será possível confeccionar os slings de tecidos estampados, sem que o lado avesso fique aparecendo. É um modelo ainda experimental, estou testando os ajustes e as posições... até agora tenho gostado! Temos alguns exemplares listradinhos (estampa listradinho 2) à disposição. Mas dá para fazer com tecidos lisos, também! Quem souber de um bom fornecedor de tecidos estampados lindos ( e bons) por perto, avisa aí pra gente! hehehehe...

O DIA DAS MÃES ESTÁ CHEGANDO!!!

E quanto ao dia das mães, disponibilizaremos alguns exemplares a pronta entrega. Alguns já estarão com o novo modelo mais curtinho, serão lindos. Clientes de fora do DF entrem em contato para conversarmos sobre o frete... você pode ter uma surpresa!!!

Para slings em cores não disponíveis, solicite um orçamento, é possível fazer! Só não é possível fazer com o mesmo preço, pois compraríamos o tecido no varejo.

Divirtam-se montando o sling com a sua cor preferida e uma bela estampa!

nosso e-mail: bsbslings@gmail.com