quinta-feira, 27 de setembro de 2012

COMUNICADO IMPORTANTE

  • Nós, da BsB Slings, não fornecemos atualmente nossos produtos, que são artesanais, para nenhuma loja física no DF.

  • Portanto, se você encontrar o desenho da nossa logomarca (dois candangos embalando um candanguinho em um sling ou outro desenho semelhante) em algum banner em frente a quaisquer estabelecimentos, não se trata de loja conveniada. A pessoa está fazendo isto por que deve ter pego a imagem na internet, sem o nosso consentimento.

  • Temos muito prazer em ensinar qualquer pessoa a usar qualquer tipo de sling em nossas palestras/slingadas/workshops. A não ser que o uso do mesmo apresente risco iminente para a criança, nós ensinamos a usar com o mesmo carinho, como se tivesse sido confeccionado por nós. Sempre foi assim desde o início.

  • Tratamos nossos amigos/clientes com o mesmo respeito e carinho com que temos sido tratados por todos eles. E agradecemos demais a confiança de todos!

  • Nosso envolvimento com o universo dos carregadores de bebês vai muito além da venda. Acreditamos e praticamos em casa, com nossos 4 filhos, a maternidade/paternidade com apego e proximidade.

  • Divulgamos o babywearing, estimulamos o uso dos slings antes mesmo de começarmos a confeccionar  em 2008.

  • Somos descaradamente ativistas do attachment parenting, da humanização do nascimento e do aleitamento materno. Com muito orgulho, muito prazer e muito respeito por quem não fez as mesmas opções que nós.
Muito obrigada por ler. Se possível, ajude a divulgar estas informações para sua rede de amigos.


Maristela Holanda e Odilson

Maurício
Maria Eduarda (sobrinha)
Miguel
Ana Clara
Maria

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Método mãe canguru: reportagem do Bom dia DF



No Bom dia DF do dia 14 de setembro foi veiculada esta reportagem linda sobre o método mãe canguru nas maternidades.

Sempre nos sensibilizamos com estas reportagens! Ter um filho prematuro ou de baixo peso ao nascer é uma situação muito delicada, que precisa de muita atenção e cuidados. Quando uma família nos solicita para atendimento e nos informa que trata-se de um prematuro, sempre nos perguntam qual sling seria o mais adequado à situação. A resposta é que qualquer um pode ser utilizado, mas a nossa indicação, em primeiro lugar, é o wrap sling. Por que?

Em primeiro lugar por que ele permite o contato pele a pele entre o adulto e a criança. Não fica nenhum tecido entre os dois, é barriga com barriga mesmo.
Em segundo lugar, por que é um tipo de sling em que a adaptação se dá rapidamente. Quando a criança é recém nascida, dizemos que nem há adaptação, há continuação da posição fetal. Naturalmente. E em situação de baixo peso/prematuridade, o tempo é fator primordial.
Em terceiro lugar, ele permite a posição 100% verticalizada , barriga com barriga, ótima para que a criança não reflua os líquidos do estômago. O sling de argolas também permite esta posição, mas o tecido do sling acaba ficando entre os dois.
Em quarto lugar, e isto serve para qualquer sling, permite a proximidade, a interação, e isto pode ser decisivo para a amamentação. É perfeitamente possível amamentar no sling.

Veja a reportagem do Bom dia DF aqui.


sábado, 15 de setembro de 2012

Fotos da palestrinha de setembro!



Nos conhecemos grupo de gestantes do ISHTAR, nos reencontramos aqui!
 
 
Às vezes dá até dó tirar o bebezinho do sling!

 
 
 
Sou apaixonada por estes cabelos enormes!

 
 
Larissa tira o sling de argolas de letra. Agora, sabe até amamentar no wrap!

 
 
 
 
 
Neste calor, sling furadinho...

 
 
 
 
 
 
Beijinho de vovô!



 
 
 
 
 
 
 
Um wrap sling ajuda a gente a beber água, rsrs.

 
 
 
 
 
 
 
 
Bochechas, quem gosta?

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Por favor, leitores, isto aqui, do tamanho de um biscoitinho, NÃO É ARGOLA PRÓPRIA PARA SLING! Não dá ajuste fino, trava tudo, é pior que achatada, é quadrada! Não culpe o sling de argolas de ser complicado se as argolas do seu sling forem assim! Não funcionam e não têm garantia alguma de resistência.

 Comparadas com as de nylon:
 
 
 
É meio complicado fotografar, slingar e explicar ao mesmo tempo, mas algumas fotos se salvam de vez em quando!

Até a próxima!!!!!!!!!

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Palestra de setembro!

Nosso próximo encontro será no dia 15 de setembro, sábado ; às 9h30 na Boobambu Academia da Criança. EVENTO GRATUITO! Então, todos convidadíssimos!

Normalmente nossos encontros são no segundo sábado do mês, mas neste mês o segundo sábado está enforcado por um feriado, então, preferimos adiar.

Endereço: no Sudoeste, CLSW 303 - Bl. C - Ed Le Parc - subsolo

Com direito a teste drive dos diversos modelos de slings, e slings à venda no local.

Vou deixar aqui algumas fotos do encontro de agosto. Foi muito legal!

Abração!

Um wrap sendo utilizado nas costas!

Silvia representando a Boobambu, slingueira até a alma!

Lindas essas duas usando um  mei-tai!

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Palestra sobre slings dia 11 de agosto!

Você que está por aí desesperado atrás de um sling de qualidade pra carregar seu bebê ou pra dar de presente, fique atento!
É amanhã a nossa palestrinha!
9h30, na Boobambu Academia da Criança no Sudoeste:  CLSW 303 Bl. C Ed. Le Parc subsolo

Os papais não merecem um presente? Quem sabe um sling?

Até lá!

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Semana Mundial da Amamentação - Brasília

Comemoramos a partir de hoje (1º de agosto) a Semana Mundial da Amamentação!
Em Brasília, haverá uma concentração de mamíferas no estacionamento do Parque Ana Lídia (no parque da Cidade) neste DOMINGO, dia 5 de agosto, a partir das 9 horas da manhã.


Nós, da BsB Slings apoiamos totalmente a amamentação. Um dos benefícios do uso dos slings está relacionado ao aumento do vínculo que favorece bastante o aleitamento materno. E em termos práticos, o sling é uma ferramenta de apoio para a mãe que quer amamentar!


Então, por meio deste post, sinta-se convocado a comparecer!
Estamos planejando também, após nos reunirmos no parque, dar uma escapadinha estratégica para a Esplanada dos Ministérios para fazer umas fotos lindas de mamães e bebês mamíferos nos pontos turísticos de Brasília, que depois serão reunidas para, junto com fotos de mamíferas de todo o Brasil, compor um vídeo/slide bem lindo para divulgar a amamentação. Procure-me com a Maria, minha filhotinha que estará a bordo de um sling vermelho e vamos nos juntar lá!




Segue aqui um texto muito bom para reflexão acerca do aleitamento materno, do ponto de vista do Dr Moisés (pediatra). Vale a pena ler!

Errando é que se aprende. 
Mesmo?
E acertando não se pode aprender também? 
É realmente necessário errar antes para aprendermos só depois disso?
Se não prestarmos atenção em nossos acertos e não os incorporarmos de forma adequada, corremos o risco de eles virarem erros e só então aprendermos com eles.
E se acreditarmos que precisamos errar para aprender, levaríamos muito mais tempo e correríamos mais riscos na busca do caminho mais adequado.
Que tal pensarmos a respeito de PLANEJAMENTO.

Assim, a campanha da 20ª Semana Mundial de Aleitamento Materno em 2012, comemorada sempre na primeira semana de agosto, nos remete a essa reflexão

Os objetivos da campanha desse ano são relembrar o que ocorreu nos últimos 20 anos a respeito da alimentação infantil, celebrar os sucessos e metas atingidas no contexto regional, nacional e mundial, implementar essa estratégia global, agira para suprir as falhas ainda existentes na política de aleitamento materno e alimentação infantil e chamar a tenção para as políticas e programas de aleitamento materno.

Essa ação requer uma observação e análise sobre o que já foi feito nas semanas anteriores, desde 1992.
1992 – Iniciativa Hospital Amigo Da Criança.
1993 – Mulher, trabalho e amamentação.
1994 – Faça o código funcionar.
1995 – Amamentar fortalece a mulher.
1996 – Amamentação: uma responsabilidade de todos.
1997 – Amamentar é um ato ecológico.
1998 – Amamentar é um barato… o melhor investimento!
1999 – Amamentar é educar para a vida.
2000 – Amamentar é um direito humano.
2001 – Amamentação na era da informação.
2002 – Amamentação: mães saudáveis, bebês saudáveis.
2003 – Amamentação: promovendo a paz em um mundo globalizado.
2004 – Amamentação exclusiva: satisfação, segurança e sorrisos.
2005 – Amamentação e alimentos complementares.
2006 – Amamentação: Garantir este direito é responsabilidade de todos.
2007 – Amamentação na Primeira Hora, Proteção sem demora.
2008 – Amamentação: Participe e Apoie a Mulher!
2009 – Amamentação em todos os momentos: mais carinho, saúde e proteção.
2010 – 10 passos para o sucesso do aleitamento materno.
2011 – Fale comigo! Amamentação – experiência "3D".

Desde a implantação dessa campanha no Brasil observamos uma evolução muito pequena dentro do que se considera como ideal pela Organização Mundial de Saúde que é atingir 95 a 100% das crianças com aleitamento materno exclusivo até 6 meses de vida.

Só para se ter uma ideia, pesquisas mostraram que a média de aleitamento materno exclusivo de 1996 para os dias de hoje passou por uma evolução muito pouco significativa em ternos absolutos, apesar de ser positiva em termos relativos, tendo, por exemplo, quase dobrado nos últimos 2 anos.

1996 – 1,1 mês
1999 – 23,4 dias
2006 – 1,4 meses
2008 – 30,7 dias
2010 – 54,1 dias. 
Apesar de ter quase dobrado nos últimos 14 anos, isso repercutiu em um aumento de 33 para 54 dias de aleitamento materno, muito pouco perto dos 6 meses propostos. E isso, mesmo após a meta ter passado de 4 para 6 meses já há quase 10 anos.


Vantagens do aleitamento materno exclusivo
Apesar da importância do tema, da evolução da ciência favorecendo pesquisas e novas descobertas e de cada dia mais termos a certeza dos benefícios do aleitamento materno, quase que diariamente temos que travar uma luta para que os resultados finais ainda sejam pouco animadores.

Em 1980, quando foi criado o grupo Amigas do Peito pela atriz Bibi Vogel, fiquei indignado e respondi uma matéria escrita em uma revista (não me recordo qual), considerando que os pediatras eram os maiores responsáveis pelo desmame precoce. 

Recebi uma resposta com estatísticas estarrecedoras sobre o assunto e, desde essa época, tenho me proposto a estimular, de todas as formas possíveis, o aleitamento materno, agora exclusivo até o 6º mês de vida e prolongado até 2 anos de idade (ou mais).

Em minha prática diária de consultório observo, entre entristecido e decepcionado, que essa situação não se modificou de forma significativa nesses últimos 30 anos, mesmo com a instituição de políticas favoráveis a uma mudança. 

Ainda temos maternidades de grande peso e de reconhecida capacidade técnica aqui em São Paulo que, além de não estimularem o aleitamento materno, chegam a estimular a prática do aleitamento artificial para mães que desejam amamentar com orientações como oferecer complemento caso o recém-nascido passe duas mamadas sem urinar ou como oferecer apenas um seio por mamada (prática não recomendada pela Sociedade Brasileira de Pediatria, por exemplo).

Além disso, assim como outros colegas pediatras com quem tenho contato, atendo pacientes que já passaram por outros profissionais não comprometidos com a prática de aleitamento materno exclusivo (AME) até o 6º mês de vida recomendada pela OMS, pela UNICEF, pelo Ministério da Saúde e pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e que ao primeiro sinal de dificuldade optam por complementar a mamada com leites artificiais em detrimento de dedicar algum tempo a mais de seu atendimento a orientar formas viáveis de estimular e manter o AME, promovendo a saúde e prevenindo quadros comuns nos dias de hoje como alergias alimentares, obesidade infantil, anemia entre outros.
e o tema é ENTENDENDO O PASSADO - PLANEJANDO O FUTURO, podemos observar que apesar de muito já ter sido feito, ainda estamos na fase de engatinhar no que diz respeito ao aleitamento materno. Está na hora de nos levantarmos e caminharmos com passos firmes na direção da real solução dos problemas e do real interesse em resolver os problemas.

Muitas perguntas precisam ser respondidas para que possamos planejar e nos preparar para definitivamente atingirmos nossas metas.

- Por que ainda não é OBRIGATÓRIA a LICENÇA-MATERNIDADE de 6 meses (180 dias) como foi decretada a lei dos 120 dias? 
- Por que ainda há profissionais que não entendem a importância do ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO até o 6º mês?
- Por que temos apenas 6% dos hospitais que têm leitos de maternidade no país sensibilizados comoHOSPITAIS AMIGOS DA CRIANÇA?
- Por que muitas mães ainda preferem que seus filhos nasçam por partos cirúrgicos e não optam pelo parto via vaginal (parto normal)?
O Brasil é campeão mundial de partos cesariana, com uma taxa de 45% (meta da OMS é de 15%), sendo que 32% dos partos são cesarianas no SUS contra 82% na rede particular. 82%.
- Ainda é verdade que os pais buscam o melhor para seus filhos? Então por que muitas mães ainda não estão conscientizadas da importância do ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO até o 6º mês para a promoção de saúde de seus filhos? 
Para que possamos buscar, de fato, a saúde de nosso país, diminuindo os índices de doenças crônicas não transmissíveis como a alergia alimentar, obesidade infantil que estão assumindo taxas alarmantes no Brasil temos que buscar um esforço coletivo de todos.

Esse objetivo só será conseguido se todos assumirem sua parcela de responsabilidade. Sem a participação do indivíduo, da família, da sociedade, das escolas, dos pediatras, dos hospitais, dos poderes públicos, do governo e da mídia não será possível reverter esse panorama e a tendência é de riscos gravíssimos para a saúde do país, em um futuro muito mais próximo do que imaginamos (final retirado de outro artigo que escrevi a respeito da obesidade infantil que cabe para finalizar esse artigo).


Texto original postado em Dr Moisés Pediatria e Homeopatia

sábado, 30 de junho de 2012

Coisas que a gente ouve usando um sling

Ao longo destes anos produzindo e utilizando slings com nossos filhos, já ouvimos muita coisa interessante e engraçada pelas ruas. Um dos avisos que eu procuro dar a quem vai adquirir um sling é este: prepare-se, por que o povo na rua olha mesmo, e alguns falam cada coisa!
À medida que eu for lembrando de coisas (e à medida que nova aventuras forem acontecendo) eu vou postando aqui. Vocês que usam slings, se quiserem contribuir, podem deixar comentários no post. Com certeza, a gente se diverte muito slingando por aí!

Catergoria  1 : "Céticos"

  • Ah, não, eu não acredito, não acredito no que eu estou vendo! Tem um bebê aí?
  • Não é possível!
  • Por um momento eu pensei que a senhora estivesse carregando um bebezinho aí dentro.
  • Mas como pode, impossível!!!
  • Eu não estou vendo isso.
Categoria 2 : "Religiosos"

  • Minha Nossa Senhora do (...), um bebezinho num saco!
  • Meu Deus, ela tem um bebê amarrado num pano!
  • Jesus!
  • Sangue de Jesus!
  • Meu paim padim Ciço!
  • Ô, Glória, que coisinha mais fofa!
  • Na próxima encarnação quero ser carregado assim!
Categoria 3: "Preocupados"

  • Moça, cuidado, seu bebê está dentro deste saco!
  • Não vai sufocar a criança, dona? (aff!)
  • A senhora está matando a criança! (aff!!!!!!!!!!!!!!!!!)
  • E a coluninha desta criança, está entortando todinha! (afão!)
  • Cadê as perninhas?
Categoria 4: "Sem noção"

  • Ai, que lindo... meu netinho também é assim, falta uma perna... o da senhora nasceu sem as duas????
  • Pra quando é o parto? ( Depois imagina o susto da senhorinha quando a minha resposta foi mostrar a cabeça da Maria dentro do wrap, hahahaha! Ainda bem que foi no hospital, se ela infartasse, já estava lá mesmo!)
  • Mulher explicando para uma adolescente:É assim que fica a barriga da mulher grávida quando perde o líquido (essa foi no hospital também, capaz que pensaram que eu tinha ido lá ter um bebê, hehehe)
  • É um cachorro?
  • Nossa, seu filho é prematuro, deste tamanhão?
  • É um bebê? Tá vivo???
Categoria 5: "Sabidões"
  • Ah, eu vi, eu sei, passou na Ana maria Braga!
  • No Japão é só o que tem. (na China, na África, na Índia...)
  • Isso é coisa de índio, né? Eu sei.
  • Eu usei com meu filho! (apontando pra um rapagão de uns 30 anos, rsrs)
  • Isso aí é o mãe canguru.
  • Tem no hospital.
  • A mulher anda com o filho amarrado num lençol. É a moda, agora.
  • Lá vai a muié com o menino dentro da blusa!
  • E o meu favorito: Que lindo! Onde vende? KKK!

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Marcha do Parto em Casa em Brasília

Nós apoiamos os movimentos pela humanização do parto e nascimento.
Domingo passado, dia 17 de junho de 2012 foi uma data histórica para a humanização no Brasil: em várias cidades do Brasil, muitas mulheres, homens e crianças estiveram no Parque da Cidade para marchar em defesa do direito de escolha das famílias acerca do local de parto. Selecionamos algumas fotos para vocês terem ideia de como foi!
Com Helena "Felícia"

Com Paloma Terra, midwife

Segundo o repórter que chegou antes de nós ao evento (fomos as segundas a chegar, antes apenas da minha querida parteira Melissa), o segredo de uma boa foto é 90% a luz. Esta foto aí ficou ou não uma lindeza?

Em uma gravidez de baixo risco, com pré-natal bem feito, assistência especializada e planejamento minucioso o parto em casa é seguro!


Alaya Duilius (doula) , Melissa Martinelli (obstetriz), Joana Andrade (instutora de yoga e doula) e eu com a Mariazinha

Eu sendo entrevistada pela repórter da CBN

Parecia uma slingada esta marcha!

Nossa loja!

Eu com Mariazinha e Ritta

A Torre de TV ao fundo!

Teve até uma hora em que tive de dar uma forcinha para uma slingueira iniciante, rsrsrs

Não coube todo mundo na foto, mas tinha bastante gente!

Eu e Iza! Fazendo pose para o repórter do UOL! Nossa foto ficou em destaque na página deles! Arrasamos, né, Iza?

A Dra Daphne Ratter (presidente da ReHuNa e professora da UnB) ficou encantada com o sossego da Mariazinha no wrap sling!

Alaya, minha doula queridíssima, com um cartaz bem informativo!

Foto de quem filma: este era o câmera man da TV Brasília!

Mel e suas mães com bebês!


MAIS FOTOS NO LINK DO UOL! AQUI!

sábado, 9 de junho de 2012

Fotos da slingada e palestrinha de junho!

Este mês nossa slingada foi ótima! Ficamos muito felizes em conhecer novas mamães papais e avós que vieram conhecer os slings produzidos em Brasília!

Tivemos:
  • Mães com dificuldade em usar o sling de argolas que saíram slingando numa boa;
  • Pais que achavam que nunca iam usar um sling e saíram slingando mais que as mães;
  • Mães literalmente "viciadas" em sling que voltaram pra aprender alguns macetes e tirar dúvidas ( e de quebra levaram mais slings com super desconto pra ajudar a manter o "vício", rsrs)
  • Uma mãe que veio com um bebezão num canguru tradicional e depois saiu linda e feliz com o filhote dormindo completamente relaxado num wrap;
  • Outra mãe que veio para nos rever e apresentar seu novo bebê que, assim como a irmãzinha que ainda anda de sling, será muito slingado também;
  • Grávidas antenadíssimas que querem sair da maternidade com o bebê num sling!
A todos, nossos agradecimentos!
E vamos slingar com essa criançada!!!






terça-feira, 5 de junho de 2012

Slingada/palestra de junho: Vamos?

Neste mês de junho, nosso encontro está marcadao para este sábado, dia 9 de junho das 9h30 ao meio dia na Boobambu!
Não esqueça, tá? Fica na única avenida comercial do Sudoeste, bem próximo ao McDonald's, no Ed Le Parc CLSW 303 Bl. C Ed. Le Parc subsolo - lojas 73-75 - Sudoeste .

Levem seus slings se tiverem dúvidas quanto ao uso, mas se ainda não tem, levaremos vários pra você adquirir o seu e sair slingando pela cidade!

Ok?

Até!